Fim de linha de ônibus nº1 de Salvador


Falência anunciada da linha de ônibus nº1 de Salvador (BA) impacta a Bahia e comunicado devasta milhares de usuários e funcionários

O transporte público de Salvador já passou por diversas transformações ao longo das décadas, mas nenhuma empresa do setor marcou tanto a cidade quanto a atuação da Viação Senhor do Bonfim.

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Conhecida popularmente como Barramar, a viação ficou reconhecida como nº1 após anos de serviços prestados e inovações que elevaram o padrão do transporte coletivo.

No entanto, infelizmente, a empresa teve um fim melancólico em 1º de junho de 2014, quando encerrou definitivamente suas operações após alegar dificuldades financeiras.

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O impacto foi imediato: milhares de usuários sentiram a ausência de uma das maiores operadoras da capital baiana, e o cenário do transporte urbano precisou ser reestruturado para absorver a demanda.

A partir de informações dos portais G1 e Wiki, a equipe especializada em transporte público do TV Foco traz um parâmetro completo e os impactos reais sentidos pela cidade.

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Viação Barramar, em Salvador (Foto Reprodução/Wiki images)
Viação Barramar, em Salvador (Foto Reprodução/Wiki images)

Origens e crescimento:

A trajetória da Barramar teve início ainda em 1994, quando o grupo sergipano Bonfim venceu a licitação para operar as linhas da recém-inaugurada Estação Nova Esperança, futuramente conhecida como Estação Pirajá.

Assim, nasceu a Viação São Pedro, que rapidamente se destacou pela modernização do serviço, adotando práticas inovadoras como o uso de fardamento para seus funcionários e padrões operacionais diferenciados.

Barramar teve fim marcado por insatisfação e falência anunciada (Foto Reprodução/YouTube)
Barramar teve fim marcado por insatisfação e falência anunciada (Foto Reprodução/YouTube)

Em 1997, a empresa passou por uma decisão parcial, dando origem à Viação Senhor do Bonfim, que renovou o nome fantasia de Barramar, uma homenagem ao bairro da Barra:

  • Primeiramente, a nova empresa se distribuiu no bairro do Retiro, enquanto São Pedro mora em Pirajá.
  • Durante anos, ambas coexistiram, mas, em 2004, a Barramar absorveu totalmente a São Pedro, consolidando-se como uma das principais operadoras de transporte público soteropolitano.

Inovações e expansão

A Barramar não apenas ampliou suas operações, mas também revolucionou a experiência dos passageiros. Afinal de contas, ela foi pioneira em oferecer:

  • Ar-condicionado;
  • Wi-Fi;
  • Bancos estofados,

Todos esses fatores fizeram com que ela pudesse ofertar mais conforto aos usuários.

Além disso, foram projetados veículos de 14 metros, que possuíam maior capacidade de transporte do que os ônibus convencionais.

A empresa teve grande presença na Estação Pirajá, sendo responsável pelo transporte de mais de um milhão de passageiros por mês.

Suas 41 linhas atendiam diversas regiões da cidade, tornando-se indispensáveis ​​para a mobilidade urbana.

O declínio e crise:

Apesar de sua importância, a Barramar começou a enfrentar dificuldades financeiras.

Em maio de 2014, uma greve dos rodoviários paralisou o transporte coletivo de Salvador por três dias, intensificando as especulações sobre o possível encerramento da empresa.

A falência anunciada

Infelizmente, no dia 30 de maio de 2014, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) anunciou oficialmente, por meio de um comunicado devastador, que a Barramar encerraria suas atividades em 1º de junho.

O motivo apresentado foi a falta de condições financeiras para continuar operando.

A divulgação pública de informação gerou grande repercussão entre passageiros e funcionários.

Porém, a direção da empresa continuou negando o fechamento até o último momento.

De acordo com o G1, o diretor José Carlos declarou que a Barramar ainda estava “lutando para continuar”, tentando reverter a situação.

Barramar teve fim oficializado em 2014 (Foto: Reprodução/Internet)
Barramar teve fim oficializado em 2014 (Foto: Reprodução/Internet)

No entanto, no dia 1º de junho, ficou claro que a falência, até então somente anunciada, havia sido concluída:

  • Os ônibus da empresa não saíram mais às ruas;
  • As operações foram oficialmente encerradas.

Já no dia 2 de junho, primeiro dia útil após a paralisação definitiva, a Prefeitura de Salvador iniciou o processo de redistribuição das 41 linhas operadas pela empresa entre 15 outras viagens, incluindo:

A frota da Barramar, composta por 218 veículos, também foi redistribuída.

Alguns ônibus foram realocados para empresas como a:

  • Viação Princesinha do Sertão, de Feira de Santana;
  • Viação São Judas Tadeu, em Rio Branco, no Acre.

Quais foram os impactos gerados pelo fim da Barramar?

*O fechamento da Barramar representou um grande prejuízo para o transporte público de Salvador:

  • Além do impacto direto sobre os passageiros, aproximadamente 1.200 funcionários foram afetados.
  • A Transalvador garantiu a realocação dos trabalhadores para as empresas que assumiram as linhas, minimizando os prejuízos sociais da crise.
  • A saída da Barramar marcou o fim de um ciclo de inovação e qualidade no transporte coletivo da cidade.
  • Ainda hoje, os soteropolitanos lembram com nostalgia dos tempos em que a empresa trouxe melhorias significativas ao sistema de ônibus.
  • Mas, seu legado permanece como um marco na história do transporte urbano de Salvador, oportunamente de referência para futuras transformações na mobilidade da capital baiana.
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Conclusões:

Em suma, a Viação Senhor do Bonfim, conhecida como Barramar, cerrou suas operações em 1º de junho de 2014, após enfrentar dificuldades financeiras, impactando profundamente o transporte coletivo de Salvador.

Fundada em 1997, a empresa foi pioneira em inovações como ar-condicionado e Wi-Fi nos ônibus, tornando-se uma das principais operadoras da cidade.

Seu fechamento afetou diretamente milhares de usuários e aproximadamente 1.200 funcionários.

Por fim, o legado da Barramar, marcado pela qualidade e inovação, permanece como referência no transporte.

Mas, para saber sobre outras falências envolvendo transporte, clique aqui*.

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