Shoppings deverão oferecer vagas com pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos



O deputado Angelo Coronel Filho (PSD) quer que todos os shoppings e estacionamentos privados do Estado ofereçam vagas com pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos. A determinação está prevista em projeto de lei que ele apresentou na Assembleia Legislativa. “A mobilidade elétrica ainda enfrenta grandes obstáculos no país, a exemplo da falta de pontos de recarga e a pequena quantidade de reserva de vagas em estacionamentos privados”, considera.
A carência de pontos de carregamento, entende o deputado, dificulta a utilização dos veículos elétricos e híbridos. Ele cita dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) que apontam a venda de quase 87 mil veículos eletrificados no primeiro semestre, o que representa um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período de 2024. Salvador se encontra como o sexto maior mercado nacional e o primeiro do setor. Para Coronel Filho, a tendência é de crescimento, uma vez que o Estado da Bahia garante a isenção do IPVA na aquisição de veículos elétricos de até R$300 mil.

A inauguração da primeira fábrica da BYD no Brasil, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, também foi apontada pelo parlamentar como uma promessa de impulso na produção e na popularização dos veículos elétricos e híbridos.

“Além do benefício tributário concedido no Estado da Bahia (isenção do IPVA) ser chamariz para o consumidor, diversos estudos apontam que a economia no uso de carros elétricos pode chegar a cerca de 70% em relação aos veículos que utilizam gasolina, significando mais um ponto positivo frente aos altos preços dos combustíveis, servindo de incentivo para que o consumidor opte por um veículo elétrico ou híbrido”, considera.

O projeto prevê a obrigatoriedade de estacionamentos privados e shoppings centers manterem pontos de recarga na proporção entre 5% e 10% do total de vagas. “Em última análise, ao criar incentivos concretos para a transição energética e para a consolidação da mobilidade sustentável no país, a aprovação deste projeto contribuirá para o aproveitamento do enorme potencial brasileiro em adquirir veículos elétricos e híbridos”, defende. Para ele, a reserva de vagas específicas com pontos de eletricidade é uma medida de estímulo simbólico, mas também uma política pública voltada à conscientização ambiental, à redução das emissões de gases de efeito estufa e à modernização da infraestrutura urbana.



Fonte