Obras da Ponte Salvador-Itaparica ganham cronograma oficial na ALBA



Sonho baiano de décadas, a Ponte Salvador-Itaparica já tem data confirmada para o início das obras: 4 de junho de 2026. A informação foi anunciada durante a apresentação oficial do projeto de infraestrutura, realizada na manhã desta quarta-feira (17), na sede da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Resultado de uma articulação da presidente da Casa, deputada Ivana Bastos, com o governador Jerônimo Rodrigues, a audiência pública detalhou as etapas e o planejamento da obra.

Em entrevista coletiva ao final do evento, a chefe do Legislativo estadual mostrou entusiasmo ao exaltar o panorama apresentado pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence, pelo superintendente de Planejamento da Secretaria de Infraestrutura do Estado, Mateus Dias, e pelo CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Vilas Boas.

“Os que aqui estiveram presentes saem daqui com outra perspectiva. Uma coisa temos certeza: a ponte Salvador-Itaparica hoje já é uma realidade, com cronograma oficial de início em junho de 2026. Mas, na prática, já começou a partir das sondagens e de um contrato assinado em 4 de junho deste ano”, frisou Ivana Bastos.

A presidente reafirmou o apoio da Assembleia Legislativa para que o projeto se concretize. Ela comentou também a expectativa pela chegada do projeto de lei que prevê a criação de uma secretaria de Estado provisória, voltada exclusivamente às questões ligadas à Ponte Salvador-Itaparica e às obras associadas. “Saio daqui convencida de que a criação desta nova secretaria será de extrema importância para o desenvolvimento do projeto”, ressaltou.

Representante do governo do Estado à frente do projeto, o secretário Afonso Florence destacou a importância estratégica da ponte para a Bahia, lembrando que o sonho de décadas foi retomado com um novo contrato após superar diversos desafios.

Ele explicou que os estudos de viabilidade começaram ainda no governo de Jaques Wagner, com licitação em 2019 e assinatura do contrato de Parceria Público-Privada em 2020. “A pandemia gerou aumento de custos e dificuldades, levando a negociações complexas, inclusive com intervenção do TCE e criação de comissões. A consensualidade no TCE foi crucial para salvar o contrato”, afirmou.

Segundo Florence, em fevereiro deste ano, o Tribunal de Contas autorizou o primeiro termo aditivo, assinado em 4 de junho, que funciona como um novo contrato e prevê o início da obra em até um ano, ou seja, até 4 de junho de 2026.

O presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da ALBA, deputado Eduardo Salles (PP), exaltou a importância histórica do momento. “A ponte não é apenas um projeto de mobilidade urbana, mas um catalisador para o desenvolvimento econômico e social da Bahia. A dependência de uma única via de escoamento, como a BR-324, é insustentável. A ponte permitirá o escoamento mais rápido de commodities como soja e algodão, impulsionando as exportações”, salientou, destacando também o potencial turístico e imobiliário da Ilha de Itaparica.

PROJETO DETALHADO

A apresentação dos detalhes do projeto ficou a cargo do superintendente de Planejamento da Seinfra, Mateus Dias. Segundo ele, o projeto tem três objetivos principais para a Região Metropolitana de Salvador (RMS): manter e desenvolver a competitividade logística da RMS, reforçando Salvador como polo logístico do Brasil e do Nordeste; criar um novo eixo de expansão metropolitana, já que o desenvolvimento atual da cidade é limitado pela geografia peninsular; e reativar o desenvolvimento das regiões do Baixo Sul e Recôncavo, historicamente isoladas, que juntas representam menos de 1% do PIB estadual.

“A ponte visa romper esse isolamento e promover o desenvolvimento socioeconômico nessas regiões”, afirmou. Conforme explicou Dias, a obra incluirá a construção da maior ponte sobre espelho d’água da América Latina (12,4 km), prometendo gerar 7 mil empregos diretos, melhorar a qualificação profissional e elevar as condições de saúde, educação e segurança. “Espera-se que mais de 10 milhões de pessoas e 250 municípios sejam beneficiados pela melhoria logística, que reduzirá em cerca de uma hora o tempo de travessia entre Valença e Salvador”, acrescentou.

A ponte integrará a região à Baía de Todos os Santos, criando um duplo anel de conectividade viária e diversificando as opções logísticas de Salvador, atualmente dependente da BR-324. O governo também planeja requalificar a infraestrutura de Itaparica, preparando a ilha como novo polo de expansão urbana.

PREOCUPAÇÕES AMBIENTAIS

Para a deputada Maria del Carmen (PT), presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da ALBA, apesar da expectativa de desenvolvimento, o projeto gerou preocupações sociais e ambientais. Ela enfatizou a necessidade de usar os instrumentos do Estatuto das Cidades para garantir que o desenvolvimento beneficie a população local e reduza desigualdades.

O deputado Marcelino Galo (PT) também destacou a importância de planejamento organizado, com foco no impacto ambiental e no desenvolvimento de regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ele questionou o aproveitamento da mão de obra local, a qualificação profissional e a relação do projeto com comunidades tradicionais.

A deputada Fabíola Mansur (PSB) ressaltou a mobilidade urbana como benefício crucial, tirou dúvidas sobre o cronograma e os canteiros de obras, e destacou a importância de considerar Maragogi, que enfrentou paralisações de obras no passado. Ela também questionou contrapartidas em saúde e impactos em áreas turísticas como a Ilha de Itaparica, parabenizando, ao final, a apresentação e o aval do presidente Lula e do líder chinês Xi Jinping, como garantias de concretização.

Também fizeram questionamentos os deputados Cláudia Oliveira (PSD) e Rogério Andrade (PSD). Os parlamentares manifestaram apoio ao projeto, e expressaram entusiasmo com a obra de mobilidade urbana.

Participaram da audiência pública, realizada nas salas das comissões conjugadas Luís Cabral e Herculano Menezes, os deputados Ivana Bastos, Bobô (PCdoB), Maria del Carmen (PT), Fabíola Mansur (PSB), Fátima Nunes (PT), Rogério Andrade (PSD), Marcelino Galo (PT), Cláudia Oliveira (PSD), Hassan (PP), Ricardo Rodrigues (PSD), Antonio Henrique Jr. e Eduardo Salles (PP); a secretária de Política para Mulheres, Neusa Cadore; o secretário da Casa Civil, Afonso Florence; o superintendente de Planejamento da Seinfra, Mateus Dias; e o CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Vilas Boas, entre outras autoridades.



Fonte