Zé Cocá se reúne com Rui Costa e defende ações para reconstrução dos municípios


UPB reafirma necessidade de uma força-tarefa para recuperar a infraestrutura destruída pelas chuvas

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, esteve reunido com o Governador Rui Costa e O secretariado estadual, nesta quarta-feira (29), em Ipiaú, para discutir as ações a serem implementadas pelo Governo do Estado da Bahia na reconstrução dos municípios, atingidos pelas fortes chuvas deste mês de dezembro. O presidente da UPB ressaltou que será necessária uma força-tarefa, envolvendo municípios, governos estadual e federal, na reconstrução da infraestrutura dessas localidades. Zé Cocá também colocou a UPB à disposição dos gestores na elaboração de projetos de engenharia e arquitetura para que os municípios captem recursos de financiamento das obras necessárias.

No estado, já são 136 municípios com decreto de situação de emergência, reconhecidos pelo governo federal. A Bahia registrou 24 mortes, 37 mil desabrigados, 53 mil desalojados e 629 mil pessoas atingidas, segundo a Defesa Civil do Estado. “Nós temos municípios totalmente destruídos, povoados isolados, porque as estradas e pontes foram prejudicadas. Vamos precisar de todo apoio, seja governo estadual, federal, as emendas dos parlamentares, para fazer uma força tarefa de reconstrução dos nossos municípios”, aponta Zé Cocá.

O gestor também ressaltou que, mais do que nunca, é preciso a formalização de parceria entre a UPB e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) no sentido reforçar equipamentos e quadro técnico da UPB para atender as demandas dos municípios, que precisarão, com celeridade, de projetos de engenharia e arquitetura para captar os recursos necessários para iniciar o mais rápido possível as obras.

O governador visitou as regiões atingidas pelas chuvas e disse que o estado fará intervenções a fim de reconstruir as casas que foram destruídas, requalificar a drenagem e a macrodrenagem e também recuperar as áreas urbanas atingidas. Rui Costa adiantou ainda que o Estado da Bahia está adquirindo 100 novas máquinas para ajudar os municípios em diversas ações de reconstrução ou recuperação de acessos de estradas vicinais como rolos compactadores, retroescavadeiras, patrol, escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras e caminhões-pipa.

 

Fonte/Foto: UPB / União dos Municípios da Bahia

 

Siga o nosso portal WWW.CENTRALDASNOTICIAS.COM.BR nas redes sociais de: Maryluzia Costa
Instagram: Maryluzia.Costa
Facebook: maryluzia.dinda
Twitter: @Maryluziac
Youtube: Maryluzia Costa
Contato: (71) 9.8807-1571
Diretora comercial – Marylúzia Costa
E-mail: [email protected]
Diretor Adm – Márcio Gomes
Contato : 75 9.9995-9194
CENTRAL DAS NOTÍCIAS – 24h online, levando as informações com a rapidez e credibilidade que você precisa.