Novo hospital consolida Gandu como polo regional de saúde no Sul da Bahia

Novo hospital consolida Gandu como polo regional de saúde no Sul da Bahia
Novo hospital consolida Gandu como polo regional de saúde no Sul da Bahia
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

A construção do Hospital de Gandu, autorizada nesta sexta-feira (30) pelo governador Jerônimo Rodrigues durante visita ao município, vai reforçar a rede de saúde do Sul da Bahia, com investimento superior a R$ 60 milhões. A nova unidade amplia a oferta de serviços de média e alta complexidade e consolida Gandu como referência regional em assistência hospitalar.

O hospital será construído em um terreno com mais de 30 mil metros quadrados, localizado às margens da BR-101, e contará com uma estrutura completa. A unidade terá serviços de urgência e emergência adulto, pediátrica e obstétrica, 52 leitos de internação, centro cirúrgico com três salas, centro obstétrico, ambulatório, setor de imagem, laboratório, agência transfusional, além de áreas administrativas e de apoio logístico. A estrutura fortalece a rede pública de saúde e amplia a capacidade de atendimento na região.

“Estamos ampliando o acesso à saúde e aproximando os serviços da população. Esse hospital vai mudar a realidade de Gandu e de toda a região, garantindo atendimento digno, estrutura adequada e maior resolutividade. É um investimento que fortalece o SUS, amplia o acesso aos serviços de média e alta complexidade e evita que a população precise se deslocar para outros municípios em busca de atendimento”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Durante a agenda no município, o governador esteve acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que destacou a importância da obra para o fortalecimento da rede regional. “A construção do Hospital de Gandu é estratégica para organizar o sistema de saúde no Sul da Bahia, ampliar a oferta de serviços especializados e reduzir a sobrecarga de unidades maiores. É um investimento que melhora o atendimento e garante mais eficiência ao SUS”, afirmou.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, ressaltou que o novo equipamento amplia a capacidade da rede estadual e contribui para a melhoria do fluxo de atendimentos no Sul da Bahia. “Esse hospital foi planejado para atender às necessidades da região, com serviços essenciais e uma estrutura completa. É um investimento que fortalece o SUS, desafoga outras unidades e garante mais acesso à saúde para quem mais precisa”, destacou.

Mais investimentos
Além da autorização para a construção do hospital, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a execução de obras de revestimento primário em cerca de 40 quilômetros da rodovia BA-250, no trecho entre Ituberá e Piraí do Norte, melhorando a mobilidade entre os municípios.

Na área da saúde, o governador também autorizou o credenciamento do Hospital João Batista de Assis para a realização de cirurgias eletivas, além dos procedimentos necessários para a transferência de recursos federais de Média e Alta Complexidade (MAC), do Fundo Estadual de Saúde da Bahia para o Fundo Municipal de Saúde de Gandu.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA