SEC institui procedimentos do Projeto Voltaê! com foco na prevenção da evasão escolar

SEC institui procedimentos do Projeto Voltaê! com foco na prevenção da evasão escolar
SEC institui procedimentos do Projeto Voltaê! com foco na prevenção da evasão escolar
Foto: Douglas Amaral - Ascom/SEC

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, nesta sexta-feira (30), no Diário Oficial do Estado (DOE), a Portaria nº 178/2026 que institui o Projeto Voltaê! Busca Ativa Escolar na Bahia. A iniciativa tem como foco o combate ao abandono e à evasão escolar de crianças e adolescentes da rede estadual, reintegrando os estudantes nas escolas.

Dentre as ações que serão desenvolvidas pela SEC estão a identificação das causas dos afastamentos dos alunos e das unidades escolares com maiores índices de abandono, além da taxa de distorção idade-série e de reprovação por faltas.

A edição de 2026 do Projeto Voltaê! contará, ainda, com campanhas de incentivo à realização da rematrícula escolar, ações estratégicas para sensibilizar os estudantes quanto à importância da permanência na escola, acompanhamento dos beneficiários dos programas Bolsa Família e Pé de Meia e mobilização da comunidade escolar, de lideranças e familiares.

Histórico

Em 2018, a Bahia aderiu ao programa Busca Ativa Escolar (BAE), uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Desde então, a participação do Estado foi renovada nos anos de 2020, 2023 e 2025. Atualmente, dos 417 municípios baianos, 334 formalizaram adesão à iniciativa por meio da plataforma da instituição internacional.

Já o “Projeto Voltaê!”, criado em 2021 pela SEC, realiza plantões de rematrículas nas escolas estaduais e municipais, rodas de conversa, visita nas comunidades e chamadas em rádios locais e carros de som, além de engajamento de estudantes nas redes sociais, distribuição de material informativo e contato por meio de ligações e mensagens pelo WhatsApp.