Inema promove conversa sobre convivência segura com animais silvestres em Itacaré

Inema promove conversa sobre convivência segura com animais silvestres em Itacaré
Inema promove conversa sobre convivência segura com animais silvestres em Itacaré
Foto: Yandra Barros/Inema

Conhecida por suas paisagens exuberantes, áreas de Mata Atlântica preservada, rios, praias e rica biodiversidade, Itacaré é um dos municípios onde a presença da natureza está diretamente integrada ao cotidiano de moradores e visitantes. Esse contato frequente entre pessoas e fauna silvestre motivou a realização de uma conversa sobre convivência segura entre seres humanos e animais silvestres, promovida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), nesta terça-feira (9).

A atividade aconteceu na Colônia de Pescadores Z18, em Itacaré, e reuniu representantes da sociedade civil, condutores e guias turísticos, pescadores e membros da gestão municipal. O encontro teve caráter educativo e preventivo, abordando a importância da convivência responsável com a fauna silvestre.

Durante o encontro, a bióloga Rosane Barreto, da Coordenação de Gestão de Fauna (CGFAU) do Inema, destacou a importância da sensibilização e do conhecimento para promover uma convivência mais segura entre a população e os animais silvestres.

“Aqui existe uma grande demanda de animais apreendidos e resgatados, e, diante dessa realidade, trouxemos essa conversa com foco na conscientização e na sensibilização das pessoas sobre a importância da conservação e da proteção da fauna silvestre. Costumo dizer que só se protege aquilo que se conhece, e é esse conhecimento que o Inema vem levando não apenas para Itacaré, mas para diversos municípios baianos, contribuindo para que as pessoas se sensibilizem, mantenham os animais em seu habitat de origem e saibam como conviver de forma segura com a fauna silvestre”, explicou.

Ao longo da conversa, foram apresentadas orientações sobre como agir ao se deparar com animais silvestres, destacando medidas de segurança, a importância de não interferir no comportamento da fauna e o acionamento dos órgãos ambientais competentes em situações de risco.

A iniciativa foi articulada pela Unidade Regional (UR) Sul do Inema, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Itacaré, por meio do Conselho Municipal Ambiental, e contou com a participação de Aline Barbosa, coordenadora de Gestão de Fauna da UR Sul do Inema. Durante a programação, ela detalhou a legislação vigente sobre a fauna silvestre nas esferas federal, estadual e municipal e esclareceu, em sua apresentação “Encontrei um animal silvestre, o que devo fazer?”, os procedimentos corretos para a destinação adequada de animais silvestres encontrados na natureza, feridos ou fora de seu habitat natural.

“Recebemos uma demanda da sociedade de Itacaré relacionada às orientações sobre o manejo da fauna silvestre e à competência legal desse manejo. Como o município possui muitos fragmentos de Mata Atlântica e forte atividade turística associada a essas áreas, é comum a interação de visitantes e da própria comunidade com a fauna silvestre. Por isso, viemos trazer orientações relacionadas a essa temática, com foco na convivência segura e responsável”, frisou.

Para Priscila Gouveia, moradora de Itacaré, a conversa foi muito enriquecedora e esclarecedora, ao trazer informações importantes tanto para os técnicos quanto para os guias e moradores. “Itacaré passa por um processo de desenvolvimento há muitos anos, e compreender como devemos interagir com a fauna silvestre é fundamental, afinal esses animais já estavam aqui antes de nós. A iniciativa contribui para que possamos conviver melhor com eles e reforça a importância de ampliar esse conhecimento, inclusive para as escolas e para outros moradores, especialmente diante do crescimento da cidade e do avanço das construções”, pontuou.

Encontrou animal silvestre ferido, longe de seu habitat natural ou deseja realizar entrega voluntária? Entre em contato com o Disque Resgate do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas): (71) 99661-3998.

Fonte: Ascom/Inema