Funceb inicia Novembro das Artes Negras com Oficina de Samba de Roda em Sussuarana

Funceb inicia Novembro das Artes Negras com Oficina de Samba de Roda em Sussuarana
Funceb inicia Novembro das Artes Negras com Oficina de Samba de Roda em Sussuarana

O Novembro das Artes Negras se aproxima em sua 8ª edição, com o tema "Aquilombar-se: Resistência, Arte e construção coletiva”. Realizado pela Fundação Cultural do Estado (Funceb/Secult-BA), o projeto celebra o Mês da Consciência Negra com apresentações artísticas que dialogam com a cultura afro-brasileira. Nesta edição, as propostas estarão voltadas à dinamização de espaços culturais alternativos em dois bairros da cidade de Salvador (Sussuarana e Águas Claras) e no Quilombo Pitanga dos Palmares, localizado em Simões Filho, além de unidades prisionais, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP).

A programação começa já este mês com Oficina de Samba de Roda, em Sussuarana. Será ministrada por Jedjane Mirtes, coreógrafa, dançarina, Rainha Negra Malê 2014 e professora do Curso Profissionalizante de Dança Afro 2014/15 do Bloco Afro Malê Debalê. A oficina será realizada de 25 de outubro a 15 de novembro, aos sábados, das 8h às 12h, no Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrin (CEDHU). É gratuita e as inscrições seguem até dia 24 de outubro.

A programação formativa terá ainda Oficina de Graffite (Colégio Ana Bernardes/Águas Claras), com o Arte Educador Popular, Marcos Paulo. Marcos é multiartista, atua com Artes Visuais e Escrita Poética em diversas periferias de Salvador e do Brasil. Além de Teatro (Colégio Renan Baleeiro/Águas Claras) ministrada por Tainah Cerqueira, artista com trajetória marcada por experimentações que envolvem o teatro, a dança, o bordado e a escrita. E Pintura em Cerâmica com Mário Vasconcelos, no Quilombo Pitanga dos Palmares (Simões Filho).

Essa é a primeira vez que o Novembro das Artes Negras se expande para uma área quilombola e a temática, portanto, propõe refletir sobre como os espaços urbanos se tornam territórios de resistência, memória e criação para as populações negras.  A FUNCEB reconhece os quilombos como estruturas vivas. A arte negra, nesses contextos, não é apenas expressão: é estratégia de sobrevivência, ferramenta de disputa simbólica e motor de transformação social.

A 8ª edição do Novembro das Artes Negras contará ainda com propostas artísticas selecionadas por meio de edital elaborado com base na Lei nº 14.399/2022 (Lei PNAB), Decreto nº 11.740/2023 (Decreto PNAB), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal.

SERVIÇO
O quê: Oficina de Samba de Roda, com Jedjane Mirtes
Quando: 25 de outubro a 15 de novembro | Inscrições até 24/10 (Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeC_iToC-L8xAiT3KMoWZCAStEe3CfvqyqCAN5NedGUCoRROw/viewform)
Onde: Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrin (CEDHU) | Rua Albino Fernandes, Nº 59/C - Térreo – Sussuarana
Gratuito

Fonte: Ascom/Funceb