Campeonato Brasileiro de Judô Cadete 2025 acontece neste final de semana em Salvador

Campeonato Brasileiro de Judô Cadete 2025 acontece neste final de semana em Salvador
Campeonato Brasileiro de Judô Cadete 2025 acontece neste final de semana em Salvador
Foto: Jonas Farias/Febaju

Neste sábado (28), e domingo (29), Salvador recebe o Campeonato Brasileiro de Judô 2025 - Categoria Cadete, no Ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Salvador, no bairro de Piatã. Ao todo, serão 500 atletas (248 no masculino e 233 no feminino) entre 15 e 17 anos das 27 unidades federativas do país reunidos, sendo 22 baianos com chances de medalhas.

Dentre os baianos, são 12 no masculino e 10 no feminino, com destaque para Gabriel Cruz (50kg) e Marcos Niela (+90kg), que são apoiados pelo FazAtleta, programa do Governo do Estado, e representaram a Seleção Brasileira de Judô nos meses de abril e maio nos estágios e competições internacionais na Europa. Além deles, os baianos Pedro de Jesus (55kg), José Teles (50kg) e Maria Santos (57kg) também são apoiados pelo FazAtleta, enquanto Rafaela Freitas (48kg), Cibele Santos (44kg) e Maria Dourado (70kg) são contemplados pelo Bolsa Esporte, também do Governo do Estado.

A programação do evento já inicia na sexta-feira (27), com atividades no Catussaba Resort de credenciamento, das 14h às 17h; sorteio das chaves, às 18h; e pesagens, das 18h30 às 19h30. Já a solenidade de abertura será às 8h20 do sábado (28), no Ginásio da AABB, enquanto os combates individuais começam às 9h. O domingo (29), é reservado aos combates por equipes.

“O Brasil todo estará no tatame para representar seus locais com muita garra, técnica e respeito – valores que fazem do judô muito mais do que um esporte, uma filosofia de vida. Preparem-se para dois dias intensos de lutas, talentos em ascensão e muita emoção nos tatames. Salvador está pronta para receber esse grande evento com toda a energia que o judô merece”, comenta Salvatore Puonzo, presidente da Federação Baiana de Judô (Febaju).

A entidade estadual organiza a competição ao lado da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e o patrocínio da Bahiagás.

Fonte: Ascom/Sudesb