Bahia recebe prêmio nacional por atuação pioneira em Cuidados Paliativos

Bahia recebe prêmio nacional por atuação pioneira em Cuidados Paliativos
Bahia recebe prêmio nacional por atuação pioneira em Cuidados Paliativos
Foto: Ascom/Sesab

Na noite desta quinta-feira (22), o Hospital Mont Serrat de Cuidados Paliativos e a médica paliativista Karoline Apolônia foram homenageados com o Prêmio Florence Nightingale, durante o Encontro Nacional de Serviços de Atenção Domiciliar (Encosad), em São Paulo. A premiação, entregue durante a Hospitalar, maior evento do setor saúde na América Latina, reconhece o trabalho pioneiro e transformador realizado pela unidade, referência nacional no atendimento público exclusivo a pacientes em cuidados paliativos.

O Hospital Mont Serrat, localizado na Bahia, é o primeiro hospital público do Brasil inteiramente dedicado ao cuidado até o fim da vida. A experiência inédita, concebida pelo Governo da Bahia, consolidou-se como modelo de excelência e humanização na assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Este é um reconhecimento que nos enche de orgulho e simboliza a ousadia e a sensibilidade do Governo da Bahia, sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, que acreditou que a dignidade até o último suspiro é um direito de todos”, afirma a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana.

A titular da pasta estadual da Saúde ainda destaca que o “Mont Serrat é mais que um hospital. É um compromisso com uma saúde mais humana, que acolhe, cuida e respeita o ciclo da vida”.

A médica Karoline Apolônia, uma das principais referências em Cuidados Paliativos do país e responsável técnica pela unidade, celebrou a conquista como símbolo da coragem e do comprometimento coletivo. “Este prêmio é muito mais que um troféu, ele representa cada paciente acolhido, cada familiar amparado e cada profissional que decidiu cuidar onde muitos não ousavam. Esse prêmio reafirma que vale a pena sonhar grande, trabalhar com amor e lutar por um SUS que acolhe até o último suspiro”, declarou.

O Prêmio Florence Nightingale, concedido anualmente no âmbito do Encosad, homenageia profissionais e instituições de saúde que se destacam em áreas estratégicas, como os Cuidados Paliativos, valorizando experiências inovadoras que ampliam o acesso, a qualidade e a dignidade na assistência prestada à população brasileira.

Foto: Ascom/Sesab

Fonte: Ascom/Sesab