SEC participa de encontro anual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação

SEC participa de encontro anual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação
SEC participa de encontro anual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Foto: Virlane Carmo/Ascom SEC

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) participou da mesa de abertura do 27° Encontro dos Conselhos de Educação da Bahia, promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), na noite dessa quarta-feira (14), em Salvador.

Até sexta (16), conselheiros e dirigentes municipais de Educação, além de profissionais da área, discutem temáticas estruturantes e definem pautas conjuntas de atuação com foco na melhoria da qualidade da educação. Nesta edição, o tema em pauta é “Direito à educação e planos decenais: renovando compromissos e ações para a construção da equidade na educação”.

A construção de soluções conjuntas e sustentáveis que atendam às diversidades e demandas dos territórios educacionais baianos foi enfatizada pela secretária Rowenna. "A parceria da SEC com conselheiros e dirigentes municipais é fundamental para avançar e consolidar o direito dos estudantes à educação. Vivemos uma fase histórica na Bahia e no Brasil com o presidente Lula e, no Estado, com um professor governador. A gente não pode perder essa janela de oportunidade de aproximar os municípios dos governos estadual e federal”.

Trabalho integrado em prol da educação

O regime de colaboração entre Estado e municípios, complementou Rowenna, é uma agenda central para a SEC e isso passa pelo fortalecimento dos conselhos para que possam mobilizar os prefeitos na perspectiva de uma gestão democrática da Educação, com o intuito de avançar e consolidar o direito dos estudantes à educação, em cada município. “Meu desejo é que tenham, aqui, um espaço de formação para que voltem para os municípios de vocês mais fortalecidos para que possam trocar experiências", disse a secretária.

O presidente da UNCME, Manoel Alberto Gonzaga Lima, reforçou a importância de se apoiar um espaço estratégico para o fortalecimento do papel dos conselhos municipais de Educação na formulação, no acompanhamento e na avaliação das políticas públicas educacionais.

"Nosso encontro, que contou com a parceria de primeira mão da secretária Rowenna na organização e na concepção, se propõe também a reafirmar o compromisso com os princípios da equidade, inclusão e qualidade social da educação, se consolidando como ação estratégica voltada à efetivação do regime de colaboração entre Estado e municípios”, afirmou, ressaltando que a entidade se alinha aos princípios e às metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Estadual de Educação da Bahia (PEE-BA).

Também compuseram a mesa de abertura do encontro a coordenadora estadual da UNCME Bahia, Gilvânia da Conceição Nascimento; o coordenador do Fórum Estadual de Educação da Bahia, João Danilo Oliveira; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Roberto Gondin; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (UNDIME-BA), Zilda Cerqueira; o presidente da Federação dos Trabalhadores de Educação, Valdir Silva; o presidente da APLB-Sindicato, Rui Oliveira; o promotor de Justiça, Adriano Marques; o representante do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Israel Santos Jesus; e a estudante Maria Clara Rodrigues dos Santos, do município de Rio Real.

Fonte: Ascom/SEC