Gestores da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH/Procon) e da Neoenergia Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) se reuniram nesta quarta-feira, 14, para pensar estratégias que qualifiquem o atendimento à população em períodos de chuvas intensas como as ocorridas nas últimas semanas. Na reunião, realizada na sede da SJDH, foram discutidas medidas preventivas e de contenção de problemas gerados por eventos meteorológicos como os que atingiram recentemente Salvador, Região Metropolitana e, principalmente, a região Sul do estado. A utilização de ferramentas de comunicação para alertar a população e a pactuação de novos fluxos de atendimento foram pontos de destaque no encontro.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, coordenou a agenda com os superintendentes do Procon-Ba, Tiago Venâncio; e da Coelba, Maria Helena Monteiro. A gestora da Companhia de Energia apresentou o Plano de Contingência para chuvas já em execução na empresa, destacando a necessidade de comunicação com os consumidores para garantir atendimentos cada vez mais eficientes. “Buscamos nos comunicar com os clientes e os entes públicos de modo proativo, nas redes sociais e em vários veículos, com divulgação na imprensa sobre os eventos”, assinalou a gestora, ao explicar que a Coelba tem dedicado atenção ao monitoramento da relação com o público, utilizando a comunicação digital, as redes sociais, focando na expansão do atendimento.
O secretário ratificou a fala da superintendente, afirmando que o desafio é qualificar a comunicação, porque há um grau de previsibilidade dos fluxos relacionados às chuvas, fora do período destes eventos. “Podemos acionar o Sistema do Estado, o APP (aplicativo), baixar a plataforma pública, disparar e conectar com o GOV.BA. Com essa iniciativa, conseguiremos disparar mensagens, que chegarão por meio do celular, constituindo uma base de dados monumental com cidadãos e cidadãs que utilizam serviços no SAC, Embasa, ou que já possuem uma assinatura digital. No caso de haver danos, haverá como verificarmos quais as medidas administrativas a serem adotadas”, explicou Freitas.
De acordo com o superintendente do Procon-Ba, o diálogo com a Coelba em períodos de fortes eventos meteorológicos é importante para reforçar o compromisso com a defesa dos direitos dos consumidores e para o conhecimento do modo de atuação da Companhia. “É imprescindível assegurar a continuidade dos serviços de energia elétrica mesmo em condições adversas. Daí a importância de alinharmos as relações entre as duas instituições”, afirmou Venâncio.
Medidas
Com relação ao Sul do estado, uma das regiões mais prejudicadas pelos temporais recentes, Maria Monteiro explicou que a Companhia buscou fortalecer o diálogo com a comunidade. “Em casos de alagamentos, no Sul, buscamos informar que precisava desligar a energia; se era uma ponte que caía, interagíamos com a Defesa Social do município etc”, informou a gestora, explicando que em 2024, foram feitos investimentos robustos na ampliação da subestação em Trancoso. “As ações mostram, a cada ano, o compromisso da empresa com os consumidores”, assegurou.
Monteiro afirmou também, que o objetivo é atuar sempre em convergência com o Procon para atender melhor o cliente e evitar sua ida ao órgão de defesa do consumidor, antes mesmo de colocar o seu problema para a Coelba. “Temos um Call Center focado nas demandas do Procon, uma linha direta, com uma pessoa nossa atendendo, para nos anteciparmos às demandas que poderiam ser direcionadas ao Procon”, disse. Ainda segundo Monteiro, em 2024, houve uma redução de 41% nas reclamações registradas no Procon-Ba, em relação a 2023.
Investimentos - A gestora apresentou dados que apontam o compromisso firmado pela Neoenergia Coelba de investir R$ 13 bilhões nos próximos quatro anos. Conforme a planilha apresentada, em 2024, os investimentos contabilizaram a instalação de mais de 160 mil postes, mais de 11 mil quilômetros de rede e mais de 210 mil novas ligações. Nos planos de obras de alta tensão, para 2026/2027, estão projetadas mais 13 novas subestações, 22 subestações com potência ampliada e mais de 708 quilômetros de alta tensão.
A reunião também teve a presença da diretora de Atendimento e Orientação ao Consumidor do Procon-Ba (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), Adriana Menezes. Pela Coelba, participaram os gerentes de Operações, Pedro Jerônimo Pinho; de Faturamento e Leitura, Nayara Guedes; de Atendimento a Clientes, Adriana Teodório; e do setor Jurídico, Maurício Melo.
Fonte: Ascom/SJDH