Inema marca presença em celebrações do Dia Nacional da Caatinga no norte da Bahia

Inema marca presença em celebrações do Dia Nacional da Caatinga no norte da Bahia
Inema marca presença em celebrações do Dia Nacional da Caatinga no norte da Bahia
Foto: Divulgação

Como parte das comemorações pelo Dia Nacional da Caatinga, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) reforçou seu compromisso com a conservação do bioma exclusivamente brasileiro por meio de uma série de atividades nos municípios de Curaçá e Sento Sé, no norte da Bahia. Com palestras, debates e um estande educativo, a autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) destacou ações de fiscalização, licenciamento ambiental, gestão de unidades de conservação e parcerias com prefeituras.

No dia 27 de abril, a Fazenda Melancia, em Curaçá, sediou o III Encontro/Seminário do Dia Nacional da Caatinga, que teve como tema “Campo, Cidades, Governos, Sociedade, Universidades e Comunidades pela Sustentabilidade da Caatinga”. O evento reuniu representantes de prefeituras, universidades e entidades ambientais para discutir políticas integradas de preservação.

A engenheira agrônoma Manoela Bezerra, coordenadora da Unidade Regional (UR) Sertão do São Francisco, representou o Inema no seminário. Em sua fala, destacou a importância da conservação do bioma Caatinga e o papel da instituição na realização de ações de licenciamento, fiscalização ambiental e promoção de práticas sustentáveis. “A Caatinga é um patrimônio que exige cuidado diário. Coordenamos planos de manejo, fiscalizamos crimes ambientais e incentivamos a participação das comunidades”, afirmou.

Também presente no evento, a engenheira agrônoma doutora Cândida Lima ressaltou o papel estratégico da gestão de unidades de conservação como ferramenta fundamental para a proteção da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais. Segundo ela, as unidades são essenciais para garantir a preservação do bioma frente aos crescentes desafios ambientais da região.

Sediada em Juazeiro, a UR Sertão do São Francisco atende 27 municípios e é responsável pela gestão de três grandes Áreas de Proteção Ambiental (APAs): Lago de Sobradinho (com 1 milhão de hectares, abrangendo Pilão Arcado, Sobradinho e Sento Sé); Dunas e Veredas do Baixo-Médio São Francisco (também com 1 milhão de hectares, nos municípios de Xique-Xique e Barra); e Lagoa de Itaparica (com 78 mil hectares, localizada em Gentio do Ouro).

Além do seminário em Curaçá, o Inema participou, nos dias 29 e 30 de abril, da 1ª Feira da Caatinga, realizada na praça central de Sento Sé. Na ocasião, promoveu ações de educação ambiental junto à população. A instituição montou um estande com exposição de equipamentos de fiscalização e distribuição de material informativo. Técnicos do instituto também ministraram palestras na Câmara de Vereadores, abordando temas como biodiversidade e combate à desertificação.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Caatinga ocupa uma área de 862.818 km², abrangendo o Nordeste brasileiro e parte de Minas Gerais. O bioma abriga 3.347 espécies de plantas, das quais 526 são endêmicas, além de 133 espécies de mamíferos, 548 de aves e 386 de peixes, entre outros animais exclusivos da região.

Fonte: Ascom/Sema