Recém-eleitos representantes estudantis da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2025, os líderes de classe, escolares e municipais do Colégio Estadual Doutor Roberto Santos (CERS), na cidade de Poções, foram certificados e já se mostram prontos para exercer a função. A comunidade escolar considera que o momento simboliza o reconhecimento e a valorização do papel essencial que cada líder estudantil desempenha no dia a dia escolar ao promover a comunicação, o espírito de equipe e a responsabilidade entre os colegas. A última etapa – eleição dos líderes territoriais – segue até 30 de abril, com a participação dos 700 mil estudantes matriculados nas escolas estaduais.
Com a responsabilidade de representar seus colegas, mediar conflitos, coordenar projetos pedagógicos e contribuir para a melhoria do ambiente escolar, os líderes estudantis buscam promover o diálogo entre as unidades de ensino; incentivar a construção coletiva de uma educação mais democrática e participativa; e valorizar as realidades locais. É com este espírito que os estudantes eleitos pretendem assumir seus cargos, com o propósito de contribuir para a construção de um ambiente mais democrático e empático.
Lázaro Fernandes Andrade, 16 anos, estudante do 2º ano, vai atuar como líder escolar e municipal, cargos para os quais foi eleito este ano, depois de já ter sido líder de classe. Lázaro fala sobre a importância do protagonismo estudantil e suas expectativas como líder estudantil. “É uma honra muito grande para mim ver meu nome sendo escolhido por outros estudantes e é uma prova de que a gente pode conquistar espaços importantes quando acredita e corre atrás. Este momento significa muito mais do que um título, é uma oportunidade real de representar vozes que, muitas vezes, não são ouvidas. Minha expectativa é que essa experiência inspire outros jovens a acreditarem no seu potencial e entenderem que nós temos voz e que ela pode sim fazer a diferença”, relata.
A estudante Dayane Campos Almeida, 16 anos, 2º ano, também comenta sobre seu papel como líder estudantil. “Ter sido escolhida como líder de sala é uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade valiosa de crescimento pessoal e coletivo. Eu acredito que a função de líder vai além de repassar recados ou organizar atividades: representa o compromisso com o bem-estar da turma. As minhas expectativas são bem positivas no sentido de contribuir para a união da sala e promover uma comunicação clara entre todos, bem como ajudar a resolver os conflitos que a sala possa ter, com empatia e respeito”. A colega Bianca Santos de Matos, 19 anos, fala da importância de ter sido eleita como líder de classe. “Estar à frente da nossa turma representando as pessoas com deficiência é muito importante para mostrar que nós, PCDs, temos capacidade de liderança. Espero que eu possa ajudar a escola na questão da inclusão”.
A articuladora do ensino integral no CERS, Kátia Rocha Almeida, relata que o processo eleitoral no Roberto Santos “foi um momento rico, de muita democracia e transparência”. A eleição foi antecedida de debates em sala de aula sobre questões como o papel das lideranças e os critérios para as candidaturas. “No segundo momento foram feitas as candidaturas e depois, já com os nomes, foi realizada uma ampla divulgação nas redes sociais com fotos e vídeos dos candidatos. Esse momento foi único, pois passamos de sala em sala para fazer a divulgação e foi lindo ver o entusiasmo dos estudantes. As eleições movimentam a escola, que vive, pulsa, se alimenta de sonhos e se mostra repleta de possibilidades para a construção de um ambiente cada vez mais democrático, transparente, participativo e inclusivo”, avalia a educadora.
Protagonismo estudantil – Iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC), as eleições de líderes estudantis da rede estadual visam fortalecer o protagonismo juvenil e a gestão democrática nas escolas. O processo abrange os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) da Bahia e essa estrutura visa ampliar a voz dos estudantes nas decisões educacionais, contribuindo para uma escola mais democrática e alinhada às necessidades dos alunos. Para garantir a diversidade e a representatividade no processo, estão sendo eleitos representantes de segmentos específicos, como indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e estudantes do campo. O cronograma eleitoral 2025 teve início em 17 de março, com a eleição dos líderes de turma, seguida pelas eleições escolares e municipais. A escolha dos líderes territoriais, que teve início nessa terça-feira (22), marca a etapa final do processo, consolidando a estrutura de representação estudantil em todo o Estado.
Fonte: Ascom/SEC