Líderes estudantis eleitos do Colégio Estadual Dr. Roberto Santos, em Poções, são certificados

Líderes estudantis eleitos do Colégio Estadual Dr. Roberto Santos, em Poções, são certificados
Líderes estudantis eleitos do Colégio Estadual Dr. Roberto Santos, em Poções, são certificados
Foto: Ascom/SEC

Recém-eleitos representantes estudantis da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2025, os líderes de classe, escolares e municipais do Colégio Estadual Doutor Roberto Santos (CERS), na cidade de Poções, foram certificados e já se mostram prontos para exercer a função. A comunidade escolar considera que o momento simboliza o reconhecimento e a valorização do papel essencial que cada líder estudantil desempenha no dia a dia escolar ao promover a comunicação, o espírito de equipe e a responsabilidade entre os colegas. A última etapa – eleição dos líderes territoriais – segue até 30 de abril, com a participação dos 700 mil estudantes matriculados nas escolas estaduais.

Com a responsabilidade de representar seus colegas, mediar conflitos, coordenar projetos pedagógicos e contribuir para a melhoria do ambiente escolar, os líderes estudantis buscam promover o diálogo entre as unidades de ensino; incentivar a construção coletiva de uma educação mais democrática e participativa; e valorizar as realidades locais. É com este espírito que os estudantes eleitos pretendem assumir seus cargos, com o propósito de contribuir para a construção de um ambiente mais democrático e empático.

Lázaro Fernandes Andrade, 16 anos, estudante do 2º ano, vai atuar como líder escolar e municipal, cargos para os quais foi eleito este ano, depois de já ter sido líder de classe. Lázaro fala sobre a importância do protagonismo estudantil e suas expectativas como líder estudantil. “É uma honra muito grande para mim ver meu nome sendo escolhido por outros estudantes e é uma prova de que a gente pode conquistar espaços importantes quando acredita e corre atrás. Este momento significa muito mais do que um título, é uma oportunidade real de representar vozes que, muitas vezes, não são ouvidas. Minha expectativa é que essa experiência inspire outros jovens a acreditarem no seu potencial e entenderem que nós temos voz e que ela pode sim fazer a diferença”, relata.

A estudante Dayane Campos Almeida, 16 anos, 2º ano, também comenta sobre seu papel como líder estudantil. “Ter sido escolhida como líder de sala é uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade valiosa de crescimento pessoal e coletivo. Eu acredito que a função de líder vai além de repassar recados ou organizar atividades: representa o compromisso com o bem-estar da turma. As minhas expectativas são bem positivas no sentido de contribuir para a união da sala e promover uma comunicação clara entre todos, bem como ajudar a resolver os conflitos que a sala possa ter, com empatia e respeito”. A colega Bianca Santos de Matos, 19 anos, fala da importância de ter sido eleita como líder de classe. “Estar à frente da nossa turma representando as pessoas com deficiência é muito importante para mostrar que nós, PCDs, temos capacidade de liderança. Espero que eu possa ajudar a escola na questão da inclusão”.

A articuladora do ensino integral no CERS, Kátia Rocha Almeida, relata que o processo eleitoral no Roberto Santos “foi um momento rico, de muita democracia e transparência”. A eleição foi antecedida de debates em sala de aula sobre questões como o papel das lideranças e os critérios para as candidaturas. “No segundo momento foram feitas as candidaturas e depois, já com os nomes, foi realizada uma ampla divulgação nas redes sociais com fotos e vídeos dos candidatos. Esse momento foi único, pois passamos de sala em sala para fazer a divulgação e foi lindo ver o entusiasmo dos estudantes. As eleições movimentam a escola, que vive, pulsa, se alimenta de sonhos e se mostra repleta de possibilidades para a construção de um ambiente cada vez mais democrático, transparente, participativo e inclusivo”, avalia a educadora.

Protagonismo estudantil – Iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC), as eleições de líderes estudantis da rede estadual visam fortalecer o protagonismo juvenil e a gestão democrática nas escolas. O processo abrange os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) da Bahia e essa estrutura visa ampliar a voz dos estudantes nas decisões educacionais, contribuindo para uma escola mais democrática e alinhada às necessidades dos alunos. Para garantir a diversidade e a representatividade no processo, estão sendo eleitos representantes de segmentos específicos, como indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e estudantes do campo. O cronograma eleitoral 2025 teve início em 17 de março, com a eleição dos líderes de turma, seguida pelas eleições escolares e municipais. A escolha dos líderes territoriais, que teve início nessa terça-feira (22), marca a etapa final do processo, consolidando a estrutura de representação estudantil em todo o Estado.

Fonte: Ascom/SEC