Estatísticas da plataforma BA.GOV.BR apontam para novo ciclo de expansão

Estatísticas da plataforma BA.GOV.BR apontam para novo ciclo de expansão
Estatísticas da plataforma BA.GOV.BR apontam para novo ciclo de expansão
Foto: Divulgação/Saeb

O governo baiano acaba de registrar um novo salto de expansão da sua plataforma de serviços públicos digitais, a BA.GOV.BR (www.ba.gov.br). No primeiro trimestre deste ano, a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) contabilizaram 3,8 milhões de atendimentos digitais na ferramenta eletrônica – o que representa um incremento de 62,7% em relação ao volume de atendimentos realizados no mesmo período do ano passado.

Diante deste cenário, a expectativa é de que o número de atendimentos na plataforma chegue a 15 milhões até o final de 2025. Se esta projeção se confirmar, será o segundo ano consecutivo de recorde no volume de serviços prestados.  Em 2024, foram 11 milhões de atendimentos – mais de duas vezes o quantitativo alcançado em 2021, que  até então se mantinha como o ano de maior procura por serviços digitais em função das restrições impostas pela pandemia.

Na visão do coordenador-executivo de transformação digital da Saeb, Igor Takenami, os indicadores apontam para um crescimento continuado e sustentado da plataforma. “No final de 2023, nós já havíamos assistido a uma expansão significativa a partir da decisão do Estado de centralizar as suas mídias digitais na BA.GOV.BR, transformando-a numa plataforma única de serviços e notícias. Agora, este novo impulso mostra a consolidação da ferramenta junto à população baiana”, argumenta Takenami.

Outras estatísticas também apontam para a tendência de expansão. Ao longo do segundo semestre do ano passado, a média de acessos diários ao domínio www.ba.gov.br  duplicou, saltando de 100 mil para 200 mil. Já este ano, a plataforma alcançou a marca de 5,8 milhões de cidadãos cadastrados, o que representa mais de um terço da população do Estado.

Portfólio de serviços - Na visão do gerente de transformação digital da Saeb, Anderson Barbosa, parte do crescimento deste ano pode ser atribuído à diversificação do portfólio de serviços. No momento, a plataforma oferece 514 diferentes serviços, sendo que 82 deles foram colocados à disposição da população este ano.  No top 10 dos mais procurados do primeiro trimestre, estão três destas novidades, com destaque para a emissão da 1ª via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que já é o segundo serviço mais procurado da solução, com mais de 382 mil atendimentos realizados.

Em paralelo, serviços que já figuravam na plataforma em 2024 também vêm registrando um crescimento expressivo. É o caso da solicitação de matrícula para estudantes da rede estadual, cujo número de atendimentos passou de 42,7 mil de janeiro a março de 2023 para cerca de 101,9 mil no mesmo período deste ano, num incremento de aproximadamente 138,79%.

Para completar, o consultor Anderson Barbosa chama atenção ainda para a tendência de interiorização da demanda pelos serviços da plataforma. “No interior do Estado, nós percebemos neste início de ano um crescimento ainda maior no número de atendimentos. Nestes municípios, o avanço foi de 74,2%, vinte e quatro pontos percentuais a mais do que o aumento registrado em Salvador e Região Metropolitana”, relata Anderson.
 

Fonte: Ascom/Saeb