Encontro formativo para gestores da Educação Profissional e Tecnológica reúne 700 profissionais de toda a Bahia

Encontro formativo para gestores da Educação Profissional e Tecnológica reúne 700 profissionais de toda a Bahia
Encontro formativo para gestores da Educação Profissional e Tecnológica reúne 700 profissionais de toda a Bahia
Foto: Memo Soul/Ascom SEC

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) inicia, nesta quarta-feira (9), o Encontro de Formação Permanente de Gestores da Rede Estadual Pública de Educação Profissional e Tecnológica do Estado da Bahia”. A atividade, que se estende até esta quinta-feira (10), tem como objetivo apoiar os gestores escolares das novas ofertas da expansão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em relação ao funcionamento e à organização pedagógica das escolas, assim como aprofundar, avaliar e (re)orientar as ações de gestão em unidades de oferta já consolidadas desta modalidade na rede estadual de ensino. O evento reúne cerca de 700 participantes de diferentes regiões da Bahia.

Na cerimônia de abertura, os participantes foram recepcionados com a apresentação musical da Orquestra de Violões do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, do município de Miguel Calmon. Em seguida, a secretária da educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a importância do encontro. “Esse encontro marca um passo importante na construção da educação pública que chega para quem mais precisa. Temos, hoje, a maior rede de Educação Profissional presencial do Brasil, feita com professores e gestores da rede, dentro das nossas escolas. Avançamos muito em estrutura e equipe, e seguimos firmes no compromisso com a qualidade e a inclusão. Este esforço coletivo é motivo de orgulho para toda a Bahia”.

Ao longo do dia, os gestores participam de palestras que abordam questões fundamentais para o fortalecimento da EPT na Bahia. Entre os temas que se destaca estão “A Política nacional de Ensino Médio e o atendimento das juventudes”, com a professora Valdirene Alves de Oliveira, coordenadora-geral do Ensino Médio do Ministério da Educação; “A Educação Profissional para as pessoas com deficiência”, com o professor José Adelmo Menezes de Oliveira e o professor Alexandre Fontoura dos Santos, coordenador de Educação Especial e Inclusiva; “Gestão da aprendizagem na EPT: correção de fluxo, avaliação da aprendizagem”, ministrada pela superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Helaine Pereira de Souza; e “A nova lei de licitação: desafios de planejamento e gestão financeira das unidades escolares da Educação Profissional”, com João Rodrigo de Seixas Bettencourt, diretor-geral da SEC.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, também destacou o caráter estratégico do encontro. “A Formação Continuada para Gestores(as) da Educação Profissional Técnica de Nível Médio é uma ação direta para a consolidação das dimensões da gestão administrativa, financeira e pedagógica nas unidades ofertantes da EPT e busca assegurar o desenvolvimento e continuidade da formação profissional dos estudantes nos territórios baianos”, pontuou.

Para o diretor do Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, Hélio de Cristo, , localizado no município de Valença, a formação representa uma oportunidade de fortalecimento das práticas pedagógicas nos territórios. “Acredito que este é um ponto forte da formação, pois pode ser levado para dentro das escolas e adaptado às nossas realidades e especificidades de cursos, contribuindo para a qualificação dos estudantes e para a construção de práticas cada vez mais exitosas nas comunidades onde atuamos”, afirmou.
 

Fonte: Ascom/SEC