Fundação Pedro Calmon promove programação cultural no Dia Nacional da Biblioteca

Fundação Pedro Calmon promove programação cultural no Dia Nacional da Biblioteca
Fundação Pedro Calmon promove programação cultural no Dia Nacional da Biblioteca
Foto: Divulgação/Ascom FPC

Muito além de guardiãs de livros, as bibliotecas promovem a leitura, a cultura, a inclusão e o acesso à informação. Na perspectiva desses espaços como equipamentos culturais, a Fundação Pedro Calmon, unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), desenvolve uma série de atividades com esse objetivo: fortalecer a política do livro e leitura. No Dia Nacional das Bibliotecas - 9 de abril, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, no Rio Vermelho, terá programação especial.

Com o tema "Bibliotecas Inteligentes: desafios, oportunidades e o papel da pessoa bibliotecária", a FPC promove programação no dia 9 de abril, a partir das 14h, com o Coral Raio de Luz; Mesa de Conversa com a presença da Professora do ICI/UFBA, Débora Leitão; da Doutora em Educação, Lícia Beltrão; da Bibliotecária da BPM de Ribeiro do Pombal, Glaucia Alves; Diretora da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, Patrícia Porto. O evento será finalizado com o samba do Grupo Musical Banjo Verde.

O diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães, destaca a importância da celebração do Dia Nacional das Bibliotecas para a promoção da cultura.

“Além de abrir espaço para o debate sobre valorização e a importância dos espaços de conhecimento, aprendizado e cultura, o evento será em homenagem à contribuição das bibliotecas para a humanidade e promoção da democratização do acesso ao livro e ao conhecimento. Em abril reforçamos esse debate no sistema de bibliotecas públicas da Bahia com o objetivo de trazer a sociedade para mais perto desses equipamentos tão importantes para a promoção e democratização cultural”, finalizou.

Abril nas bibliotecas

Além da celebração ao Dia Nacional do Livro, o mês é marcado por diversas atividades comemorativas como o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), Abril Indígena, Festival de Contação de Histórias, aniversário da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato e Biblioteca de Extensão (18 de abril). Confira a programação completa.

Fonte: Ascom/FPC