Investidores catarinenses voltam à Bahia para avançar na implantação de Polo Viticultor


O cronograma para a implantação do Polo Viticultor, que irá integrar o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, no município de Barra, foi discutido na quinta-feira (06) em Salvador, durante reunião entre o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, e 10 investidores catarinenses produtores de uvas. Ao todo, 12 produtores de Santa Catarina irão investir no Polo. Depois da reunião, os investidores, que já estiveram na Bahia ano passado, seguiram para as regiões do Médio São Francisco e Vale do São Francisco, onde ficam até esta sexta-feira (07) conhecendo o potencial local.

O diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Herbert de Oliveira, que representa Leão na viagem de negócios, fala sobre a expectativa de geração de empregos. “Estima-se que na fase inicial do projeto serão gerados entre 500 e 1 mil empregos diretos e indiretos. Na fase final, deve chegar a 2 mil empregos. Os investidores catarinenses irão montar em Barra uma cooperativa específica para a iniciativa, que inicialmente se dedicará ao plantio de uva e posteriormente a agroindústria, para produção de vinho, suco de uva integral e uva de mesa”, explica.

A comitiva do Governo do Estado, acompanhada pelos empresários catarinenses, seguiu para o Vale do São Francisco onde visitou propriedades de empresas produtoras de frutas e vinhos nos municípios de Petrolina-PE e Casa Nova-BA. Na oportunidade foram visitadas a Fazenda GrandValle, que produz vinhos, sucos, geleias e frutas in natura, a Vinícola Terranova, do Grupo Miolo, que produz espumantes, vinhos e suco de uva, e a Fazenda Corsino, que além de produzir uvas de mesa, produz pêra em uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Na sequência, a comitiva se deslocou para o município de Barra, para visitar os  locais de implantação do Polo de Vitivinicultura Catarinense. Na ocasião, os investidores devem assinar a aquisição dos lotes para iniciar a implantação do polo ainda no primeiro semestre deste ano.

Fonte: ASCOM / SEPLAN – Secretaria de Planejamento

Fotos: divulgação
Siga o nosso portal WWW.CENTRALDASNOTICIAS.COM.BR nas redes sociais de: Maryluzia Costa
Instagram: Maryluzia.Costa
Facebook: maryluzia.dinda
Twitter: @Maryluziac
Youtube: Maryluzia Costa
Contato: (71) 9.8807-1571
Diretora comercial – Marylúzia Costa
E-mail: [email protected]
Diretor Adm – Márcio Gomes
Contato : 75 9.9995-9194
CENTRAL DAS NOTÍCIAS – 24h online, levando as informações com a rapidez e credibilidade que você precisa.