Eleições municipais de 2020: Salvador precisa de mais mulheres na política


É notório o crescimento constante da participação feminina na política. Em 20 anos, as candidaturas femininas, em Salvador, cresceram 471,9%, saindo de 89 no ano de 2000 para 509 neste 2020. Do total de candidaturas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 503 disputam as 43 cadeiras na Câmara Municipal de Salvador e as demais integram as chapas majoritárias.

“Atualmente temos apenas 7 mulheres – com uma vereadora licenciada – ocupando o total de 43 vagas na Câmara Municipal de Salvador. Isso comprova que precisamos de mais força para mudar esse cenário e quebrar as raízes patriarcais, mediante ao domínio imposto em nossa sociedade. Em toda a minha trajetória, sempre lutei, e continuo a lutar, por paridade de gênero e representatividade feminina. Atuei como delegada de polícia por 25 anos, inaugurei a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) do município de Camaçari (BA) e fui delegada titular da Deam de Periperi (Salvador-BA) por 2 anos. São 20 anos de luta em defesa da mulher. Hoje, como candidata a vereadora, esse compromisso tornou-se ainda mais evidente”, ponderou Simone Moutinho, candidata a vereadora de Salvador e também professora de Ciências Criminais.

De acordo com dados do cadastro eleitoral, Salvador é a cidade com o maior número de eleitoras do Brasil, representando 56% da população, e o aumento das candidaturas femininas evidencia o quanto as mulheres estão mais engajadas e ativas no setor político. “Por isso, peço por mais mulheres em cargos públicos, por mais mulheres na política, por mais avanços e transformações sociais, por candidaturas com projetos políticos que representem demandas centrais do feminismo, como o combate à violência de gênero. E luto por mais liderança feminina na Câmara Municipal de Salvador”, disse Simone Moutinho. Número do WhatsApp é o (71) 98738-7246.

As principais propostas de Simone Moutinho estão voltadas para: Inclusão da educação emocional nas escolas municipais de Salvador; Criação da Casa de Acolhimento de Artistas de Salvador; Inclusão de Salvador à Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças;  Unidade Salvador da Casa da Mulher Brasileira; Criação de um Centro Municipal de Acolhimento de Animais para Adoção; Criação da Casa de Acolhimento de C.A.; Uso da Ozonioterapia na Rede Municipal de Saúde; Criação de núcleos multidisciplinares – CEU (Centro Especial Unificado); Baianas de Acarajé como Patrimônio Imaterial de Salvador; Inclusão do ensino de garantias e direitos individuais nas escolas municipais e Inclusão da Terapia ABA no serviço público Municipal de Salvador.

Sobre Simone Moutinho
Simone Moutinho nasceu em 24.05.1970, na capital da Bahia. É delegada de polícia há 25 anos, com Graduação de Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Pós-Graduada em Ciências Criminais e Segurança Pública e Doutoranda em Ciências Criminais pela UBA (Universidade Federal de Buenos Aires). Professora universitária há 13 anos, tendo lecionado em diversas faculdades de Salvador e na Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec), no município de Camaçari (BA).

Ela tem título de Cidadã Camaçariense, entregue pela Câmara de Vereadores de Camaçari, pelos trabalhos prestados em frente à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) do município, que inaugurou em 2006.

A frente da Deam de Periperi (Salvador-BA), por 2 anos, fez diversos projetos sociais baseados nos pilares da Lei Maria da Penha, que visa prevenir e coibir a violência contra a mulher; ressocializar o agressor e gerar emprego e renda para a agredida, com a criação dos projetos Maria do Bairro, Abraço, Maria Bonita e Maria Vitória. Simone também já foi assessora da Diretora do Departamento de Crimes Contra a Vida (DCCV) na Polícia Civil e auxiliou no projeto e implantação das Deam’s na região metropolitana e interior da Bahia.

 

 

 

Siga o nosso portal WWW.CENTRALDASNOTICIAS.COM.BR nas redes sociais de: Maryluzia Costa
Instagram: Maryluzia.Costa
Facebook: maryluzia.dinda
Twitter: @Maryluziac
Youtube: Maryluzia Costa
Contato: (71) 9.8807-1571
Diretora comercial – Marylúzia Costa
E-mail: [email protected]
Diretor Adm – Márcio Gomes
Contato : 75 9.9995-9194
CENTRAL DAS NOTÍCIAS – 24h online, levando as informações com a rapidez e credibilidade que você precisa.