Dinailton: “Auxílio-moradia para Luiz Viana é a cara desse grupo que domina a OAB”


No debate da Band o candidato denunciou o abuso de poder econômico na campanha

Ao contrário de advogados que se mostraram chocados com a notícia, a denúncia publicada pelo site JuriNews, nesta segunda-feira (22), de que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil paga o aluguel do vice-presidente Luiz Viana, em Brasília, não surpreendeu ao ex-presidente e candidato à presidência da seccional baiana, Dinailton Oliveira. Ao longo da campanha ele vem alertando a categoria para a característica “interesseira” do grupo que comanda a Ordem há 9 anos, tendo Viana como líder.

“Esse auxílio-moradia, que representa algo em torno de R$220 mil por ano, é a cara desse grupo que domina a OAB e que tem duas chapas concorrendo, uma com a atual conselheira federal e outra com a vice presidente. O próprio Luiz Viana é candidato na chapa de Daniela Borges. Esse grupo deu as costas para a advocacia e só se preocupa com benefícios pessoais, só defende os interesses de uma elitezinha já privilegiada”, denunciou. E observou que, se a chapa vencer as eleições, Viana manterá os benefícios que incluem até mesmo lavagem de cortinas.

Poder econômico

No debate entre os candidatos à OAB-BA, promovido pela TV Band Bahia, no início da tarde, Dinailton, em nome da chapa OABpraValer/58, acusou as candidatas adversárias de abuso de poder econômico e político na campanha. “É algo nunca visto e eu queria saber quem está financiando esses comitês milionários e tantas festas, assim como o ônus que terão que pagar se assumirem a Ordem?”, questionou.

Dinailton classificou o momento atual da advocacia baiana como o mais grave que ele já presenciou, com muitos colegas abandonando a profissão por falta de estrutura do Poder Judiciário e de suporte da Ordem.

Após o debate, aproveitou para alfinetar as chapas situacionistas: “Foi humilhante ver, na pandemia, advogados tendo que apresentar atestado de pobreza à OAB para receber cestas básicas. Enquanto isso, o vice-presidente nacional, que pertence à elite da advocacia, estava faturando com auxílio-moradia. Uma vergonha, que não pode ficar impune”.

Dinailton reafirmou sua luta pelo direito ao voto dos advogados inadimplentes com as anuidades da OAB, frisando que o índice de 72% revela o quadro de dificuldades enfrentado pela categoria. “Eles não estão inadimplentes porque querem, e, sim, porque não estão tendo condições de se sustentar com o exercício profissional. Estão abandonados pela direção da Ordem, que deveria ser acolhedora, em vez de buscar só benesses para quem já está no topo da elite”.

 

Fonte: ASCOM / Advogado Dinailton Oliveira

 

 

Siga o nosso portal WWW.CENTRALDASNOTICIAS.COM.BR nas redes sociais de: Maryluzia Costa
Instagram: Maryluzia.Costa
Facebook: maryluzia.dinda
Twitter: @Maryluziac
Youtube: Maryluzia Costa
Contato: (71) 9.8807-1571
Diretora comercial – Marylúzia Costa
E-mail: [email protected]
Diretor Adm – Márcio Gomes
Contato : 75 9.9995-9194
CENTRAL DAS NOTÍCIAS – 24h online, levando as informações com a rapidez e credibilidade que você precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *