Centro Especializado Unificado em Salvador: a prevenção pode ser a solução


Já imaginou um local em que fosse possível tratar os problemas sociais de forma multidisciplinar? Neste ambiente a palavra de ordem seria prevenção. Afinal, quando se coíbe é porque a prevenção falhou e os freios sociais foram “perdidos”. Neste local seria possível ouvir, atender, orientar e encaminhar as solicitações dos moradores de Salvador.

Por isso, Simone Moutinho, candidata a vereadora de Salvador, apoia a criação de núcleos multidisciplinares, que serão chamados de CEU – Centro Especializado Unificado. “As demandas da comunidade poderão ser tratadas, incluindo o atendimento das famílias, visando a prevenção da violência doméstica, bem como a segurança pública preventiva, de modo geral. A ideia é que esses núcleos funcionem juntamente com as Prefeituras-Bairros e com o auxílio da Guarda Civil Municipal de Salvador”, ponderou.

É necessário parar de pensar em soluções “apenas” como a “prisão do (a) infrator (a)” e indagar-se: como seria possível tratar o problema de forma preventiva? A exemplo disso temos a necessária luta para prevenir a violência doméstica, seja contra a mulher, homem, idoso ou criança. “Isso exige um preparo bastante específico e necessária capacitação dos profissionais, amparo aos sobreviventes e familiares, bem como educação, conscientização da população, segurança pública preventiva e uma mídia consciente e responsável. Assim seria possível ajudar na construção da base social, levando toda a comunidade para refletir as mazelas e resolvê-las de forma efetiva – na sua raiz e estrutura – com respeito, informação, auxílio, segurança e educação pela paz”, afirmou Simone Moutinho, que também é professora de Ciências Criminais. Número do WhatsApp é o (71) 98738-7246.

Sobre Simone Moutinho
Simone Moutinho nasceu em 24.05.1970, na capital da Bahia. É delegada de polícia há 25 anos, com Graduação de Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Pós-Graduada em Ciências Criminais e Segurança Pública e Doutoranda em Ciências Criminais pela UBA (Universidade Federal de Buenos Aires). Professora universitária há 13 anos, tendo lecionado em diversas faculdades de Salvador e na Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec), no município de Camaçari (BA).

Ela tem título de Cidadã Camaçariense, entregue pela Câmara de Vereadores de Camaçari, pelos trabalhos prestados em frente à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) do município, que inaugurou em 2006.

A frente da Deam de Periperi (Salvador-BA), por 2 anos, fez diversos projetos sociais baseados nos pilares da Lei Maria da Penha, que visa prevenir e coibir a violência contra a mulher; ressocializar o agressor e gerar emprego e renda para a agredida, com a criação dos projetos Maria do Bairro, Abraço, Maria Bonita e Maria Vitória. Simone também já foi assessora da Diretora do Departamento de Crimes Contra a Vida (DCCV) na Polícia Civil e auxiliou no projeto e implantação das Deam’s na região metropolitana e interior da Bahia.

Siga o nosso portal WWW.CENTRALDASNOTICIAS.COM.BR nas redes sociais de: Maryluzia Costa
Instagram: Maryluzia.Costa
Facebook: maryluzia.dinda
Twitter: @Maryluziac
Youtube: Maryluzia Costa
Contato: (71) 9.8807-1571
Diretora comercial – Marylúzia Costa
E-mail: [email protected]
Diretor Adm – Márcio Gomes
Contato : 75 9.9995-9194
CENTRAL DAS NOTÍCIAS – 24h online, levando as informações com a rapidez e credibilidade que você precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *