Câmara de Santo Amaro condecora Benito Brasileiro com medalha Marquês de Abrantes


No última sexta-feira (14), Benito Brasileiro, assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais do governo do estado, recebeu, da Câmara Municipal de Santo Amaro, a medalha Marquês de Abrantes, maior honraria local.
A homenagem se deu por indicação do vereador Valmário Silva em função da história de luta e de disponibilidade de Benito “como militante revolucionário sempre atento às grandes e pequenas causas e emergências no acesso do município ao Estado e no destravamento de diversas obras e serviços nos diversos órgãos e secretarias”.
“Estou muito honrado pelo reconhecimento por fazer parte das lutas e da história de nossos ancestrais na continuidade das conquistas de Independência, liberdade, igualdade e democracia para todo o povo brasileiro”, afirma o homenageado.
Em 14 de junho de 1822, vivia-se a independência da Bahia e a câmara de Santa Amaro aprovou por unanimidade o apoio a Dom Pedro. Isto significou que ele seguiu Dom Pedro e não a coroa portuguesa. Então decretaram através de ato nessa sessão o apoio a Dom Pedro e montaram tropas e exércitos junto com São Francisco do Conde e Cachoeira e seguiram. Para Pirajá a em Salvador e isto foi culminante para a guerra de independência do 2 de julho.
“O 2 de julho, na verdade, é a verdadeira decretação de independência do Brasil do reino de Portugal. Essa medalha representa essa história de fortalecimento das tropas já em Salvador para culminar com a decretação de independência com a expulsão dos portugueses em 1822”, completa Benito.
Marques de Abrantes
Marquês de Abrantes foi um político baiano nascido em Santo Amaro, em 1796. Recebeu o cognome de “Estadista de Dois Impérios” por sua atuação no Brasil e em Portugal. Recebeu vários títulos de nobreza. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico e presidente da Imperial Academia de Música.
Fonte: Site Litoral Norte Notícias

Siga o nosso portal WWW.CENTRALDASNOTICIAS.COM.BR nas redes sociais de: Maryluzia Costa

Instagram: Maryluzia.Costa

Facebook: maryluzia.dinda

Twitter: @Maryluziac

Youtube: Maryluzia Costa

Contato: (71) 9.8807-1571

Diretora comercial – Marylúzia Costa

E-mail: [email protected]

Diretor Adm – Márcio Gomes

Contato : 75 9.9995-9194

CENTRAL DAS NOTÍCIAS – 24h online, levando as informações com a rapidez e credibilidade que você precisa.