Maternidade oferece capacitação em Reanimação Neonatal para enfermeiros


Enfermeiros do Hospital Maternidade participaram, nesta quarta-feira (28), de uma capacitação de reanimação neonatal ministrada pela enfermeira obstetra Eloisa Bacelar, especialista em Neonatologia e representante do Conselho Fiscal ABENFO/BA.

Com atividades teóricas e práticas, a capacitação tem, como foco, preparar profissionais para o atendimento qualificado, rápido e preciso no primeiro minuto de vida do recém-nascido.

Em dados gerais, um em cada dez recém-nascidos, no Brasil, precisa de ajuda para respirar. Os números mostram que cerca de 300 mil recém-nascidos por ano, no país, necessitam ser auxiliados e, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o atendimento rápido e eficaz nos primeiros sessenta segundos na vida do ser humano pode ser decisivo.

Na Maternidade de Alagoinhas, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) busca, através de capacitações e atualizações contínuas, otimizar o atendimento.

O treinamento ministrado nesta quarta-feira, aos enfermeiros, incluiu passos iniciais da reanimação neonatal, ventilação com pressão positiva e reanimadores manuais, além de procedimentos como massagem cardíaca.